Jesus Cristo, o Salvador dos homens, escolheu 12 discípulos, para lhe ajudar em seu ministério; entretanto, entre eles destacamos 1, chamado Pedro (Mt 4:18-20), que em sua caminhada com Cristo, aprendeu os ensinamentos do Mestre.
No decorrer de sua caminhada, ele viu sinais miraculosos feitos por Jesus em seu ministério, mas ainda assim Pedro questionava muitas vezes ao Senhor, diante dos seus ensinamentos (Mt 16:21-23).
Jesus cheio do Espírito Santo, continuava ensinando os seus discípulos, e os prometeu o Espírito Santo para estar com Ele, quando chegar o momento Dele ir para junto do Pai (Jo 14:16-17).
Ele também ordenou aos seus discípulos, para ficarem em Jerusalém até serem revestidos do poder do Espírito Santo (Lc 24:49).
Pedro ainda não tendo completamente uma intimidade com o Espírito Santo, chegou a tomar atitudes não verdadeiras, a ponto de negar a pessoa de Jesus Cristo, diante dos homens (Mt 26:69-75).
Nesta atitude de negar a Jesus Cristo, lembrou-se do que Cristo, antes da sua morte disse à ele: que o negaria 3 vezes antes que o galo cantasse (Mt 26:75).
O Espírito Santo fez com que Pedro se arrependesse genuinamente, e lembrasse de todas as coisas que Cristo já tinha o ensinado (Jo 14:26).
Enquanto Pedro reconheçeu o seu pecado, dando ouvido à voz do Espírito Santo, por outro lado, Judas Iscariotes, também discípulo de Cristo, o qual o traiu, teve oportunidade de também ser convencido pelo Espírito Santo à se arrepender, mas não se arrependeu de seu pecado, com isto, chegou a tirar a sua vida.
Após Cristo ter se entregado por nós, depois de 3 dias, o Espírito Santo o ressuscitou.
Depois Jesus apareceu aos seus discípulos, que estavam atemorizados diante dos fatos acontecidos, e também com medo da religiosidade dos Judeus; e soprou sobre eles o Espírito Santo (Jo 20:22-23), que a partir daí, eles começaram a dar liberdade para o Espírito de Deus os convençerem de seus pecados, e também perdoarem uns aos outros, pois sem o Espírito Santo, não somos convencidos do pecado e também não perdoamos e nem amamos uns aos outros (Jo 16:8).
O alvo do Espírito Santo na vida de todos os homens, é transformar a vida do pecador, arrancando de dentro dele as obras da carne, tirando hábitos que não edificam, e colocando dentro dele o fruto do Espírito (Gl 5:16-26), para ser uma verdadeira semelhança de Cristo, tornando o homem uma nova criatura, transformada: de pecador para filhos obedientes à palavra de Deus; e vidas remidas pelo sangue de Jesus Cristo, e ensinadas pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS!